O décor industrial existe desde a década de 50 e tem conquistado espaço na arquitetura moderna. Tubulações expostas, grandes janelas e cimento queimado se parecem com elementos facilmente encontrados em um galpão ou uma fábrica, e é exatamente esse conceito que dá nome a este estilo decorativo tão consolidado.
Mas, de onde ele surgiu? Nos anos 50, antigos prédios e galpões industriais começaram a ser desocupados em Nova York e passaram a servir como moradia. Por falta de recursos, os novos moradores optaram por manter a arquitetura original dos espaços, sem saber que estavam dando origem a um novo tipo de decoração que se tornaria aclamado ao longo dos anos.
Mas, mesmo tendo uma origem simples, o estilo industrial não deve ser confundido com uma decoração inacabada: a aparência rústica e brutalista é rica em detalhes e merece atenção na hora de pensarmos em suas composições. Separamos algumas dicas e inspirações para um décor no estilo industrial. Vamos lá?
Mantenha elementos estruturais aparentes
Uma característica muito marcante do estilo industrial é a valorização de componentes estruturais do projeto. Tijolos, concreto, metais, pilares e tubulação aparente criam uma atmosfera rústica e atemporal, sem abrir mão da sofisticação.
Se o seu ambiente não possui esses elementos estruturais aparentes, é possível recriá-los: aposte em trilhos de iluminação, revestimentos que reproduzem o concreto, como a Linha Apparente, e favoreça a integração de ambientes.
Ambientes integrados
A integração de ambientes é uma característica marcante do estilo, pois, quando os galpões começaram a ser ocupados, não existiam paredes ou divisórias – todos os cômodos estavam dispostos no mesmo ambiente. Sendo assim, aposte na integração dos espaços, que também valoriza as interações sociais dentro de casa.
Cores neutras
A base de um décor industrial são cores sóbrias e neutras, que variam entre branco, cinza e preto. Isso não significa que você não possa apostar em pontos de cor estratégicos – alguns detalhes coloridos trazem um toque de modernidade ao décor. Aqui, você pode criar as bases com papéis de parede, tintas e, claro, com os revestimentos da linha Apparente, que estão disponíveis nas cores Nero, Off White e Cinza.
Janelas e portas
Os galpões e fábricas que inspiram o estilo industrial possuem janelas e portas amplas, garantindo iluminação e ventilação naturais. Para reproduzir o visual, prefira grandes esquadrias de ferro ou metal, fechadas por vidro.
Móveis & Eletrodomésticos
Opte por mobiliário em aço, ferro ou madeira maciça. Móveis antigos também são uma boa pedida. Quanto aos eletroeletrônicos, prefira os que tenham acabamento em aço inox, que combinam perfeitamente com o estilo.
Outra possibilidade é optar por um contraste entre peças sofisticadas, equilibrando um estilo mais rústico com algo elegante.
Cimento queimado & concreto aparente
Por último, mas não menos importante: o concreto é a grande estrela no décor industrial! A aparência rústica, inacabada e texturizada é alcançada facilmente com elementos em cimento queimado e concreto aparente.
Opte por revestir o chão e paredes com a técnica do cimento queimado, ou, para mais praticidade, facilidade na aplicação, durabilidade e qualidade, conte com a linha Apparente da Castelatto: peças de revestimento em concreto arquitetônico que reproduzem perfeitamente as nuances do concreto aparente.
Curtiu as dicas? Confira inspirações em décor industrial e mergulhe nas nuances autênticas do estilo!
Fonte: Blog da Castelatto